José Francisco Martinez
Presidente da Câmara Municipal de Sorocaba
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhvts2wseJsO-UubuAtIdRxCjYjMEtK467qqzUsaJquQU2Q1Sl4NGgB4lVPYpTniqpu8VS8hjZm6fs5xZus6Eo2ku8k0h8B5xhhoCxgqyVHA5upWA0Tuwd_LOa0K8NkERe_2fMtrbpf3qCO/s320/1357045015.jpg)
A engenharia, como observa o próprio Giddens, é um dos sistemas técnicos mais presentes em nossa vida. Precisamos confiar nos cálculos de engenharia que sustentam prédios, pontes, viadutos, construções subterrâneas, bem como na sua adequada manutenção. Para isso, é imprescindível dispor de instituições e leis capazes de garantir a segurança dessas edificações. Como engenheiro civil, essa tem sido uma das minhas preocupações no Legislativo sorocabano.
Prova disso é que apresentei dois projetos de lei que julgo imprescindíveis para a segurança das edificações em Sorocaba. Um deles obriga as empresas de engenharia, arquitetura e agronomia a contratar seguro para realizar obras para a administração pública no município. O seguro garantirá o pagamento de indenizações no caso de danos a terceiros, protegendo o município de empresas que são criadas apenas para ganhar licitações, mas não têm capacidade para arcar com os prejuízos de um acidente com vítimas ou danos materiais.
O outro projeto torna obrigatória uma vistoria técnica anual nos prédios tombados pelo Patrimônio Histórico. Muitos imóveis tombados são de particulares, o que dificulta não apenas sua manutenção, mas até a fiscalização por parte do município. Minha proposta estabelece que o proprietário será responsável pela manutenção do imóvel, devendo apresentar à Prefeitura o laudo técnico das vistorias anuais. Essa medida se soma à do projeto anterior no sentido de colocar o conhecimento técnico a serviço da segurança das pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário