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De iniciativa do Presidente do Legislativo, vereador José Francisco Martinez (PSDB), com apoio da deputada Estadual Maria Lúcia Amary, a audiência teve como objetivo expor detalhes da obra anunciada pelo Governo Estadual no ano passado. Desde então, a população aguarda a definição do início da duplicação. Pela rodovia circula diariamente uma grande quantidade de veículos principalmente para o acesso a bairros, condomínios, indústrias e ao campus da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.
“Obras se fazem com a vontade popular. As sugestões e dificuldades apresentadas nesta audiência e em todo o processo farão parte do projeto de duplicação da SP 264 para que o número de acidentes possa ser diminuído drasticamente, evitando novas vítimas no local”, afirmou Martinez.
O presidente da Câmara iniciou a reunião lembrando que a Câmara possui uma comissão, que desde novembro de 2010 vem defendendo e discutindo a duplicação da rodovia, presidida por Francisco França com Rozendo de Oliveira (PV), Anselmo Neto (PP), Irineu Toledo (PRB), Luis Santos (PMN), e Francisco Moko Yabiku (PSDB) como membros. A partir de agora a Comissão deve acompanhar a criação do projeto.
Além dos membros da comissão, do presidente e da deputada, participaram da audiência os vereadores Neusa Maldonado (PSDB) e Izídio de Brito (PT), o deputado estadual Hamilton Pereira (PT), o prefeito de Salto de Pirapora, Joel Haddad, o vice-prefeito de Votorantim, Marcos Mâncio, e o delegado da Infância e Juventude, José Roberto Augusto de Barros Pupim. Também compareceram representantes da Urbes, Secretaria de Obras de Sorocaba, UFSCar, Rotary, Associação de Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba e representantes de associações de bairros.
A duplicação: O projeto do Governo do Estado em desenvolvimento, cuja concepção está definida, foi apresentado pela equipe técnica do Departamento de Estradas e Rodagens (DER).
No total devem ser duplicados 17,5 quilômetros da Rodovia João Leme dos Santos (do Km 102 ao 119,5) entre os municípios de Sorocaba, Votorantim e Salto de Pirapora. A extensão está dividida em três trechos: trecho urbano de Sorocaba (Km 102 a Km 106,5), trecho rural (até o Km 116 – incluindo o acesso à UFSCar) e trecho urbano de Salto de Pirapora.
Para o primeiro trecho estão previstas três faixas de tráfego por sentido, com velocidade máxima de 60 km/h , para o trecho rural duas faixas com velocidade de 80 km/h e para o trecho urbano final duas faixas e 60 km/h . Também foram incluídos no projeto a implantação de acostamento no trecho rural e calçada no urbano, ciclovias, faixas de aceleração e desaceleração, sinalização para veículos e pedestres, dispositivos de acesso (com uma rotatória e 3 intersecções), marginais no trecho de acesso à UFSCar e interligação com as rodovias Raimundo Antunes Soares.
A previsão de entrega do projeto executivo é o mês de julho. Segundo informado, a equipe deve definir os locais onde serão implantadas a passarelas após estudo de campo. O DER espera agora a licença prévia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente que deverá atestar o a viabilidade da obra.
Questionamentos: O vereador França e o delegado Pupim questionaram o cronograma da obra. Segundo informado, o objetivo do Governo é licitar ainda este ano com previsão de 18 meses de obras após o início da duplicação.
A construção de passarelas ao longo da rodovia foi o tema da maioria dos questionamentos levantados pela população presente. Segundo os técnicos, a localização e o número de passarelas ainda não estão definidos, mas que serão construídas onde for viável e necessário.
Na próxima segunda-feira, 9, a comissão da Câmara irá percorrer a rodovia para levantar as necessidades pontuais. No prazo de dez dias, um relatório com as sugestões da população deverá ser entregue pela ao DER para que durante a visita técnica sejam analisados individualmente.
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