![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjtTWVmWoCHFQ7DcnFfnJ4ss8YiUJvBpyVP6_EhaoOVabmmQqjyJ8FYZmGDR-u-WPAyO591IIukNgbGZAyN8ybIqf7Ygt2Sv1XjTsN0xWtU0h7muiAPSFeUio2Jml7XCaZTR1agCL1QigvE/s1600/foto_noticia_5831.jpg)
Projeto de Lei de José Francisco Martinez (PSDB) quer garantir identificação precoce da doença e tratamento adequado aos seus portadores
Através de projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal, o presidente do Legislativo, vereador José Francisco Martinez (PSDB), está propondo a criação de uma política municipal de atendimento aos portadores de autismo. O objetivo é possibilitar a identificação precoce da doença, oferecer tratamento adequado, garantir os diretos constitucionais dos portadores e amparar as famílias.
O autismo é um transtorno que afeta o desenvolvimento provocando déficits na comunicação e na interação social, além de comportamentos repetitivos e áreas restritas de interesse com manifestação, em geral, antes dos três anos de idade e quatro vezes mais frequente em meninos. “Diversas pesquisas apontam que quanto antes é iniciado o tratamento, maiores são as chances de desenvolvimento funcional, sendo que alguns especialistas arriscam falar até em cura. Sendo assim, é de extrema importância o diagnóstico precoce para garantir a completa inclusão dos autistas no ensino e no nosso meio social”, afirma Martinez.
Entre as diretrizes da política municipal estão o reconhecimento do autismo como uma síndrome de natureza específica, com perfil psicoeducacional diferenciado, garantindo atenção adequada aos seus portadores; vagas em instituições públicas de saúde especializadas para todas as crianças que necessitarem; utilização de métodos pedagógicos adequados; apoios às instituições e realização de campanhas educativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário