quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Artigo do Presidente da Câmara publicado no Jornal Bom Dia, dia 01/02/2012

Compromisso com a escola

José Francisco Martinez
Presidente da Câmara Municipal de Sorocaba

Há cerca de meio século, pesquisadores da Universidade de Chicago começaram a estudar os efeitos da educação no desenvolvimento. O economista Theodore Schultz (1902-1998), fazendo um comparativo entre perfil de renda do trabalhador e seu nível de escolaridade, chegou à conclusão de que a educação é um “capital humano”, conceito consolidado por seu colega Gary Becker. Aplicando a ciência econômica à educação, eles constataram que quanto mais anos de escolaridade tem uma pessoa mais aumenta seu nível de renda.

Esses estudos (que valeram aos pesquisadores o Nobel de Economia) foram aperfeiçoados e até criticados em alguns pontos, mas a educação continua sendo vista como a base do desenvolvimento. Tanto que a Unesco lançou em 2005 a “Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, em que reconhece o papel fundamental da escolaridade na melhoria de vida das pessoas. E, como diferencial, preconiza a educação não mais como mero insumo do crescimento econômico e, sim, como alicerce do desenvolvimento humano.

Por isso, é sempre com um misto de alegria e esperança que vemos as nossas crianças retornando às salas de aulas nesse início de ano letivo, que teve início ontem, nas escolas estaduais, e terá início na próxima segunda-feira nas escolas municipais de Sorocaba. Para receber os alunos, a Prefeitura reformou e ampliou prédios e reforçou o Programa Oficina do Saber. Além disso, vem sendo feito um grande esforço de incentivo à leitura nas escolas municipais, por meio do Projeto “Este Livro é Meu”.

Os 47 mil alunos da nossa rede municipal de ensino precisam ser bem acolhidos pelas escolas e pelas famílias, numa salutar interação entre pais e mestres. Daí a importância do conceito de “Cidade Educadora”, encampado por Sorocaba, que busca transformar a própria cidade numa grande escola em que todos são responsáveis pela formação das nossas crianças. A educação é, sem dúvida, o futuro do país – e ele deve ser construído já, no compromisso de todos com a escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário