segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Presidente da Câmara defende permanência de grupo de idosos na Vila Gabriel


Durante reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 29, na Câmara Municipal de Sorocaba, o presidente do Legislativo, vereador José Francisco Martinez (PSDB), recebeu representantes do Reflorescer Grupo da Melhor Idade e da secretaria da Cidadania. O motivo do encontro foi discutir a intenção da Prefeitura de transferir os idosos do local onde realizam projetos há 19 anos.

No início da conversa Martinez escutou os argumentos dos funcionários da Cidadania, bem como do assessor Luís Alberto Firmino, na ocasião representando a titular da pasta, Dra. Edith Di Giorgi, que também é vice-prefeita, sobre as opções apresentadas aos idosos, uma vez que a intenção do Executivo seria utilizar o espaço ocupado pelo grupo – três salas do Centro de Integração Social (CIS), da Vila Gabriel -, para projetos direcionados a portadores de deficiência. 

O presidente da Câmara explicou que o CIS está adaptado aos idosos e que trata-se de um lugar estratégico para os 80 associados realizarem aulas de coral, artesanato e ginástica, entre outras, além da convivência, que proporciona uma melhor qualidade de vida “a essas pessoas que já enfrentam tantas dificuldades no dia a dia, devido a falta de atenção, de recursos financeiros e de saúde”.

A presidente do Reflorescer, Patrícia Martins, afirmou que os idosos teriam dificuldade em se locomover para o local sugerido pela Prefeitura, além de ficar numa rua íngreme. Martinez, que é engenheiro civil, disse que entende a importância da proposta da Prefeitura e se ofereceu para fazer um projeto de um prédio adaptado para portadores de deficiência, que passariam a ter um espaço exclusivo.

“Entendemos que não se pode desalojar um grupo de idosos, um dos poucos que restaram na cidade, levando-os para um lugar alugado. São pessoas aposentadas, que usam apenas as três menores salas do centro de integração e que necessitam de mais investimento, como o atendimento de uma terapeuta ocupacional, de uma enfermeira, direitos garantidos pelo Estatuto do idoso”, afirmou, o parlamentar, que conseguiu com a administração passada o estabelecimento de um convênio entre a Prefeitura e a entidade.

Diante dos argumentos do presidente da Câmara, o assessor Firmino afirmou não ter a intenção de prejudicar os idosos, uma vez que reconhecem o esforço do vereador em defesa dos idosos. “Nós sabemos da sua atuação nessa área e não queremos interferir nos projetos incentivados pelo senhor”, disse o assessor, que concordou com a idéia de Martinez para a idealizar um novo projeto destinado aos portadores de deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário