domingo, 24 de novembro de 2013

Artigo: A saúde do homem


A saúde do homem


José Francisco Martinez
Presidente da Câmara de Sorocaba

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal aprovou, nesta semana, em caráter terminativo, um projeto de lei que cria a Semana Nacional de Saúde Masculina. A proposta nasceu na Câmara dos Deputados, por iniciativa do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) e, no Senado Federal, foi aperfeiçoada pelo senador que relatou o projeto, Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), e pela senadora Ana Amélia (PP-RS), que perceberam a importância da proposta.


Essa proposta do Congresso Nacional mostra o acerto da Secretaria Municipal de Saúde, que, há alguns anos tem dado especial atenção à saúde masculina em Sorocaba, inclusive com a implantação do Ônibus Azul, que contou com o apoio da Câmara Municipal. Hoje, ao lado da Campanha “Outubro Rosa”, que busca prevenir o câncer de mama, Sorocaba já realiza, com muito empenho, a Campanha “Novembro Azul”, que busca prevenir o câncer de próstata.

O Ministério da Saúde, ao lançar a Política Nacional de A-tenção Integral à Saúde do Homem, salienta que os homens têm dificuldade em reconhecer suas necessidades e, com isso, não procuram as equipes de saúde preventivamente. Mesmo porque, como reconhece o próprio Ministério, os serviços de saúde sempre priorizaram as ações de saúde para a criança, o adoles-cente, a mulher e o idoso. Agora, felizmente, a saúde do homem está sendo incluída nessas políticas públicas de saúde.

Os homens são as principais vítimas de doenças como infarto, acidente vascular cerebral, pneumonia, cirrose, diabetes e câncer de próstata. Muitas dessas doenças poderiam ser evitadas com exames preventivos, como mostra a Campanha “Novembro Rosa”, levando os homens a cuidarem de sua saúde. Cada um de nós, homens, devemos nos lembrar que somos também pais, filhos, irmãos, amigos. Portanto, cuidar da nossa própria saúde é também uma forma de amar as pessoas da nossa convivência que querem nosso bem-estar. Como canta Fagner, o homem é um frágil “guerreiro menino” e, como tal, deve cuidar de sua saúde física e psicológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário