quinta-feira, 10 de julho de 2014

Vereador defende implantação de curso de aperfeiçoamento dos artesãos de Sorocaba

José Francisco Martinez (PSDB) salienta que o artesanato tem um grande potencial de trabalho e renda
Com o objetivo de estimular e qualificar o artesanato no município, o vereador José Francisco Martinez (PSDB), por meio de requerimento aprovado na sessão ordinária de quinta-feira, 3, está solicitando à Prefeitura a implantação de cursos de capacitação e aperfeiçoamento dos artesãos de Sorocaba. O vereador salienta que o artesanato é um setor da economia com grande potencial de geração de trabalho e renda, além de ter um papel importante na preservação da cultura brasileira.
Entretanto, Martinez observa que a comercialização dos produtos artesanais é um dos grandes desafios que os artesãos enfrentam. “A cadeia produtiva do artesanato tem suas peculiaridades, como o manejo da matéria-prima, a produção, a divulgação e a comercialização do produto, o que não deixa de ser um processo complexo. Por isso, é importante que o município apoie o artesão, oferecendo cursos de capacitação que possibilitem a ele se tornar competitivo no mercado”, afirma.

Para Martinez, a medida poderá fomentar pequenos e micronegócios no setor do artesanato, por meio da articulação dos diferentes atores. “Oferecendo cursos para os artesãos, a Prefeitura pode estimular o aproveitamento das vocações regionais, levando à preservação das culturas locais e à formação de uma mentalidade empreendedora no artesanato sorocabano”, sustenta o vereador em seu requerimento. Martinez quer saber se há algum projeto em andamento nesse sentido e, caso contrário, indaga à Prefeitura se há interesse em sua implantação e quando isso ocorrerá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário