segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Câmara celebra os 10 anos do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba

A iniciativa é do vereador José Francisco Martinez (PSDB), que também homenageou os responsáveis pela criação e manutenção do museu
 
     Os dez anos de criação do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS) foram comemorados em sessão solene pela Câmara Municipal de Sorocaba realizada na noite de quinta-feira, 3, por iniciativa do vereador José Francisco Martinez (PSDB). Também foram homenageados com título de cidadania sorocabana a secretária de Cultura, Jaqueline Gomes da Silva; o diretor artístico do MACS, Fábio Magalhães; e a empresária Maristela Honda, uma das fundadoras do museu.

     O MACS conta com mais de 200 obras de arte, entre pinturas, esculturas, gravuras, objetos, vídeos-arte, fotografias, instalações e peças de design. Em sua maioria, foram doadas pelos próprios artistas, o que, segundo Martinez, atesta o entusiasmo do meio cultural com o MACS. O museu também contribui com a formação do público e dos jovens artistas sorocabanos, tendo realizado dezenas de exposições, cursos e palestras para artistas e o público em geral.

     Responsabilidade social – A empresária Maristela Alves de Lima Honda foi agraciada com o Título de Cidadã Sorocabana, concedido por iniciativa do vereador José Francisco Martinez (PSDB). Natural da cidade de São Paulo, é formada em Direito e diretora das empresas JHD Construções e Comércio e Neti Soluções Tecnológicas. Foi a primeira mulher eleita para uma diretoria do Sinduscon, o Sindicato da Indústria da Construção Civil, estimulando a responsabilidade social do empresariado.
 
Expoentes da cultura – A outra homenageada da noite com o Título de Cidadã Sorocabana, por iniciativa de Martinez, foi a secretária de Cultura, Jaqueline Gomes da Silva, que nasceu no Acre, graduou-se em Turismo pela Universidade Federal do Pará, com estágio no Museu Emilio Goeldi, e mudou-se para São Paulo, onde fez pós-graduação em Turismo na USP. Veio para Sorocaba no final da década de 90, quando ingressou na Uniso como professora do Curso de Hotelaria e Turismo. Em 2013, a convite do professor José Simões, então secretário de Cultura, assumiu uma diretoria na pasta. E, em agosto do mesmo ano, tornou-se secretária municipal de Cultura.

     O outro homenageado com o Título de Cidadão Sorocabano, também por iniciativa de Martinez, foi o museólogo Fábio Magalhães, membro do Conselho Regional de Museologia diretor artístico do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba e conceituado pesquisador das artes. Estudou no Instituto de Arte e Arqueologia de Paris, em meados da década de 60, e desde então vem exercendo vários cargos de direção em instituições culturais do País. Também foi professor de diversas universidades, entre elas USP e UnB. Foi curador da Mostra “Percursos Contemporâneos”, primeira exposição de grande porte do MACS, com artistas nacionais consagrados.

     A solenidade contou com a presença de autoridades, entre elas o secretário de Governo, João Leandro da Costa Filho, e o vereador Waldomiro de Freitas (PSD) e teve a presença de um grande público, que lotou a galeria. O evento também contou com a participação de um quarteto de cordas da Fundec (Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba).










Nenhum comentário:

Postar um comentário