quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Artigo do Presidente da Câmara publicado no Jornal Bom Dia de 25/01/2012

Momento decisivo

José Francisco Martinez
Presidente da Câmara Municipal de Sorocaba

A cidade de São Paulo acaba de completar 458 anos. Trata-se de uma das maiores metrópoles do mundo, com 11,3 milhões de habitantes, superando cidades como Nova York e Londres. Mas essa galáxia de gente e concreto foi uma “cidadezinha insignificante na maior parte de sua existência”, no dizer do jornalista e escritor Roberto Pompeu de Toledo, que em seu livro sobre a história da cidade descreve o seu grande isolamento na época e a chama de “Capital da Solidão”.

Até 1872, São Paulo era um vilarejo com 31 mil pessoas, oito vezes menor do que o Rio de Janeiro e menor até do que Cuiabá, a capital do Mato Grosso, fundada pelo sorocabano Miguel Sutil, que tinha 36 mil pessoas na época. Foi somente a partir da cultura do café que São Paulo deixou de ser um povoado escondido atrás da Serra do Mar e se tornou roteiro obrigatório da economia global. Isso mostra que determinados momentos da história de um povo podem ser decisivos em seu destino.

Também podemos nos perguntar se Sorocaba não está diante de um momento crucial de sua história, em que um novo horizonte se descortina em seu futuro. Seus indicadores econômicos são alvissareiros. O PIB do município teve um grande crescimento. Sua produção industrial chega a mais de 120 países. E a tendência é que esse crescimento se acelere, com a vinda da Toyota e a instalação do Parque Tecnológico, que vai conjugar capital e ciência, permitindo que os investimentos da indústria se associem à pesquisa científica e tecnológica.

A Câmara Municipal tem um papel decisivo nesse processo. Mesmo porque o crescimento econômico leva ao aumento das demandas sociais. O grande desenvolvimento de Sorocaba está atraindo novas famílias de trabalhadores, o que acarretará a necessidade de mais investimentos em áreas como saúde, educação, habitação e infraestrutura. Algo que já está sendo feito e deve ser intensificado ainda mais. Afinal, o sentido maior do crescimento econômico é a qualidade de vida da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário