quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Sorocaba realiza Semana de Medicina Tradicional Chinesa criada por vereador


Promovido pela Secretaria de Saúde, o evento foi instituído por lei de autoria do vereador José Francisco Martinez (PSDB).

Desde esta segunda-feira, 22, o Município realiza a Semana de Incentivo à Medicina Tradicional Chinesa, criada pela Lei 8.622, de 25 de novembro de 2008, de autoria do vereador José Francisco Martinez (PSDB).

Estão sendo realizados procedimentos técnicos de medicinas orientais, em especial a Medicina Tradicional Chinesa, tais como auriculoterapia, fitoterapia e Lian Gong. Todos os eventos são gratuitos e acontecem até sexta-feira, 26, em áreas públicas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e universidades da cidade, de manhã, à tarde e à noite.

O autor da lei observa que alguns Estados já incorporaram práticas da medicina tradicional chinesa no próprio Sistema Único de Saúde. “Trata-se de procedimentos não invasivos que possuem eficácia comprovada e podem contribuir com a qualidade de vida da população sem que haja grandes investimentos. Muitas pessoas que aderiram às alternativas deixaram ou reduziram o consumo de medicamentos alopáticos”, argumenta Martinez.

INDICAÇÃO

A Organização Mundial de Saúde recomenda aos países-membros da ONU que valorizem as práticas da medicina tradicional. Com base nessa recomendação, o Ministério da Saúde baixou a Portaria 971, em 3 de maio de 2006, instituindo no SUS a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, que recomenda às secretarias de saúde dos Estados e municípios a adoção de práticas da medicina tradicional, entre as quais se inclui a medicina tradicional chinesa, a homeopatia, a fitoterapia e a crenoterapia (uso da água mineral para tratamento de saúde).

Foto: Alexandre Lombardi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário