quarta-feira, 26 de junho de 2013

CRECHES: Vereadores participam de reunião com primeira dama e secretária de Educação

Na manhã desta quarta-feira, 26, o presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, José Francisco Martinez (PSDB), recebeu a professora Maria Inês Pannunzio, primeira dama do município e a secretária municipal de Educação, Dulcina Guimarães Rolim, para uma reunião sobre a situação das creches na cidade e a previsão de novos investimentos na área.

Também participaram do encontro os vereadores Luis Santos (PMN), Izídio de Brito (PT), Anselmo Neto (PP), Saulo da Afroarts (PRP), Pastor Apolo (PSB), Paulo Mendes (PSDB), Jessé Loures (PV) e Waldomiro de Freitas (PSD). O vereador José Crespo (DEM) enviou um ofício ao presidente do Legislativo e à primeira dama, justificando sua ausência na reunião.

Maria Inês Pannunzio explicou aos vereadores que assumiu a coordenação pedagógica das creches na cidade e que a intenção é oferecer um atendimento de boa qualidade às crianças, mas, ressaltou que existem hoje cerca de 3 mil crianças aguardando vaga em uma das unidades. “Sabemos que é um direito constitucional, mas, o plano nacional de educação prevê que apenas em 2020 o país consiga cobrir 50 por cento da demanda de creches”, disse.

Ainda de acordo com dados apresentados pela primeira dama, este ano a Prefeitura irá entregar duas novas creches. Outras 15 deverão ser construídas nos próximos três anos, sendo 10 com verba Federal, duas do Estado e 3 com recursos do próprio município, garantindo um total de 4.500 novas vagas para crianças. “Por enquanto estamos com déficit. Esta ano recebemos 1.700 ordens judiciais para acomodar crianças em creches, mas, só conseguimos cumprir 700 até o momento”.

O presidente da Câmara fez uma série de observações em relação à Educação e cobrou  um meio mais eficaz de comunicação entre o Legislativo e a Secretaria. "Tivemos uma escola com o filtro e quatro portas roubadas e até para nós foi difícil encontrar alguém que respondesse pelo assunto na Prefeitura”, reclamou Martinez.

O vereador pediu a volta dos zeladores às escolas para evitar furtos de vidros, portas e até de merenda, além da redução da jornada das auxiliares de educação, de 8 para 6 horas diárias. Maria Inês respondeu que irá ampliar o quadro de profissionais nas creches para atender à reivindicação.
                 
Atendendo ao pedido do presidente da Câmara, a secretária de Educação e a primeira dama concordaram em voltar à Casa de Leis no início de agostos para uma outra reunião, quando a Prefeitura irá passar dados atualizados da situação das creches no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário