quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Mais uma reivindicação atendida e quem ganha é á população

Prefeitura pretende ampliar o horário das Casas do Cidadão

Anúncio foi feito por Pannunzio na inauguração da unidade da Vila Hortência

Giuliano Bonamim
giuliano.bonamim@jcruzeiro.com.br

A Prefeitura de Sorocaba pretende aumentar em 15% (ou 1 hora e 15 minutos) o horário de atendimento nas seis unidades da Casa do Cidadão. O objetivo é disponibilizar o serviço à população entre às 8h45 e às 17h. Atualmente, os prédios ficam abertos das 9h às 16h. O secretário de Planejamento e Gestão, Rubens Hungria de Lara, diz que não há uma data definida para a mudança, mas planeja que seja feita nas próximas semanas. 

Lara comenta que o atendimento estendido nas unidades da Casa do Cidadão partiu de um pedido do vereador José Francisco Martinez (PSDB), atual presidente da Câmara de Sorocaba. "Pretendemos também abrir aos sábados, mas isso depende de um estudo mais aprofundado", diz.

O próprio prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio (PSDB), anunciou o aumento do horário de atendimento à população durante a inauguração da Casa do Cidadão Tomaz Aquino Pereira, situada na avenida Nogueira Padilha, no bairro Vila Hortência. A cerimônia ocorreu ontem de manhã e marcou a abertura da sexta unidade na cidade, ao lado da Área de Transferência do transporte coletivo urbano.

A mais nova Casa do Cidadão de Sorocaba foi inaugurada após 11 meses do prazo inicial previsto para a entrega. As obras começaram em novembro de 2012 e a construção foi finalizada em maio deste ano. Mas, em agosto, a Prefeitura havia prometido para setembro o início do serviço. "Não entrego obra pela metade. Demorou por causa da instalação da internet, da colocação dos móveis, mas o importante é que o espaço está pronto para atender a população", relata Pannunzio.

Em seu discurso, Pannunzio fez questão de ressaltar a continuação das obras na região. "Vamos entregar no prazo de 15 dias um quiosque, ao lado da Casa do Cidadão, semelhante ao que existia antes da revitalização no local. Aqui também terá um playground e uma academia ao ar livre", diz.

A sexta Casa do Cidadão de Sorocaba conta com dez guichês: cinco da Prefeitura, dois da Urbes - Trânsito e Transportes, dois do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e um do Centro Judiciário. O local também possui 60 cadeiras de espera e um setor de informações. Além dos mais de 100 tipos de serviços públicos oferecidos, Pannunzio destacou que a Casa do Cidadão da Nogueira Padilha será a primeira a oferecer atendimentos do Procon, descentralizando os serviços disponíveis somente na rua Nogueira Martins, 513, no Centro. Futuramente, a intenção da Prefeitura é disponibilizar este serviço às demais unidades.

Quem já aproveitou o novo espaço foi o aposentado Aparecido Carlos de Oliveira, 65 anos, morador do bairro Vila Hortência. Ele acompanhou a cerimônia de inauguração e, na sequência, se dirigiu ao guichê da Urbes. "Fui renovar o meu credenciamento para estacionamento de idoso", conta. Oliveira mora a dois quarteirões da Casa do Cidadão e festeja esse serviço perto de casa. "Se não fosse aqui, a Casa do Cidadão mais próxima seria em Brigadeiro Tobias. De ônibus eu levaria umas duas horas só para chegar", conta.

A lista de serviços oferecidos pela Casa do Cidadão Nogueira Padilha inclui as emissões de carteira de identidade (RG) e atestados de antecedentes criminais; certidões de tributos fiscais; solicitação de transporte por ambulância; emissão de cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O local também disponibiliza orientações sobre programas de Desenvolvimento Social; segundas vias do IPTU, ISS e contas de água e luz; cursos profissionalizantes da Uniten; ações da Secretaria da Cultura (Secult) e sessões de conciliação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania. A unidade somente não disponibilizará posto dos Correios, devido à existência de uma agência nas proximidades.

Coordenadas pela Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG), as Casas do Cidadão entraram em funcionamento em 2008, nas unidades Ipiranga, Ipanema, Itavuvu, Éden e Brigadeiro Tobias. Para o secretário Lara, os postos descentralizados têm cumprido o objetivo de atender rapidamente os sorocabanos, dentro do plano de governo em tornar a gestão pública mais eficiente. "Agora, os moradores da zona leste terão um melhor acesso a vários serviços, dentro das iniciativas da Prefeitura para facilitar a vida do cidadão", destaca.
Notícia publicada na edição de 22/10/13 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 9 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

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