segunda-feira, 24 de março de 2014

RECONHECIMENTO: Câmara irá homenagear Projeto Felicidade de Down


Desde 2009, após a promulgação de lei vereador José Francisco Martinez (PSDB), Sorocaba comemora o Dia Municipal da Síndrome de Down em 21 de março. A data passou a ser celebrada pela ONU a partir de 2013.
 
            Em comemoração ao Dia Municipal da Síndrome de Down (21 de março), a Câmara Municipal irá homenagear, ao final da sessão ordinária da próxima terça-feira, 25, participantes e os idealizadores do Projeto Felicidade Down - Célia Regina dos Santos e Tomaz André dos Santos.

           A data, que também é comemorada nacionalmente, foi instituída em Sorocaba, no ano 2009, por meio de lei de autoria do vereador José Francisco Martinez. Três anos depois, a Organização das Nações Unidas (ONU) também passou a celebrá-la. Para Martinez, o Dia Municipal da Síndrome de Down, é “mais uma forma de transmitir informações à sociedade e assim vencer cada vez mais as barreiras do preconceito”, afirma.

          “Os portadores da síndrome foram, durante décadas, vítimas de preconceitos, mas, hoje o cenário é bem diferente para eles, porque participam ativamente não apenas da família, da escola, mas também do mercado de trabalho que, aliás, está cada vez mais aberto aos Downs, observa Martinez.”

 Iniciativa - O Brasil propôs e os 193 países que integram a ONU passaram a considerar o dia 21/03 como data oficial do Dia Internacional da Síndrome de Down, uma referência à alteração no cromossomo 21, que ocorre quando os 23 cromossomos da mãe encontram os 23 do pai, e num deles surge uma diferença, fazendo com que o feto, em vez de 46 cromossomos, tenha 47. Porque o cromossomo 21, em fez de forma um par, acaba formando um trio (21/3.

Felicidade Down - Conforme dizem seus fundadores, o projeto “nasceu da vontade de ajudar os pais de crianças, adolescentes e jovens com Síndrome de Down interessados em promover a felicidade imediata de seus filhos.” Pelo menos trezentas famílias participam do projeto.


Mais informações a respeito do projeto podem ser obtidas por meio do site: www.felicidadedown.com.br. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário