quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Artigo do Jornal Bom Dia desta quinta-feira (31): Democratizando a ciência



José Francisco Martinez
Presidente da Câmara Municipal de Sorocaba

O MEC estuda a criação do Projeto Universidade Livre, que pretende disponibilizar na Internet vídeos com palestras e aulas das universidades federais. A ideia é permitir que qualquer pessoa, de qualquer lugar do país, possa usufruir de conhecimentos antes restritos aos alunos dessas instituições. Como a conexão por banda larga se populariza no Brasil, o projeto tem grande alcance social, ajudando a democratizar o conhecimento. O que já ocorre no Estado de São Paulo.

Desde o segundo semestre de 2009, as universidades estaduais paulistas – USP, Unicamp e Unesp (que tem unidade em Sorocaba) – já disponibilizam diversas aulas e cursos na Internet. O conteúdo é dividido em três áreas: universidades, ciência e humanidades. É possível ter acesso, por exemplo, a dezenas de vídeos com aulas dos cursos de pós-graduação das universidades paulistas, bem como entrevistas com cientistas, palestras, debates e séries especiais sobre temas variados, totalizando dezenas de horas de conteúdo acadêmico.

Esse rico filão de conhecimento – que atende de vestibulandos a profissionais em busca de atualização – compõe a programação da Univesp TV, que integra o canal digital da TV Cultura. Grande parte desse conteúdo está disponível, na íntegra, no portal da TV Cultura, na Internet, podendo ser acessado gratuitamente onde a referida TV não dispõe de canal aberto, como é o caso de Sorocaba. O governo do Estado, em parceria com a Fapesp e a Fundação Padre Anchieta, tornou possível este empreendimento, que, agora, serve de inspiração ao MEC.

Além de democratizar o saber, essa proposta do MEC – que já é sucesso no Estado de São Paulo – irá valorizar os centros de pesquisa regionais, como é o caso da Ufscar em Sorocaba, que, a exemplo do que já faz a Unesp, poderá divulgar sua produção científica via Internet. E, ao abrir virtualmente suas salas de aula, a universidade se enriquece, pois a ciência supera o hermetismo das especialidades para se tornar um diálogo permanente com o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário