domingo, 17 de março de 2013

Projeto determina que consultas e procedimentos recusados sejam informados a pacientes


Proposta de José Francisco Martinez (PSDB) tem como objetivo garantir o direito ao atendimento do SUS, mesmo que por meio da justiça

Informar formalmente por escrito em 48 horas os pacientes em caso de procedimentos médicos, exames, consultas e cirurgias recusadas. É o que determina projeto de lei de autoria do vereador José Francisco Martinez (PSDB), protocolado nesta semana na Câmara Municipal.

A proposta do presidente da Casa tem como objetivo formalizar a negativa referente a qualquer procedimento médico ou odontológico através de termo legal, correspondência ou por meio eletrônico, respeitando o sigilo médico, para que o cidadão possa procurar a justiça de forma rápida.

“Em muitos casos o SUS não contempla alguns procedimentos, em outros, simplesmente nega a realização de determinado atendimento essencial para a sobrevida do paciente e o fato de fazê-lo apenas de forma verbal dificulta que o cidadão busque amparo legal”, explica o parlamentar.
O autor ressalta que a Resolução Normativa 319, de 05 de março de 2013, prevê a mesma obrigação aos planos de saúde. “É dever do Estado garantir a todos o amplo acesso à saúde, além disso tal medida já é obrigatória nos convênios médicos particulares”, justifica Martinez.


Nenhum comentário:

Postar um comentário