quinta-feira, 14 de março de 2013

Vereador requer unidade de imagem e diagnóstico e leitos para ortopedia na Santa Casa


José Francisco Martinez (PSDB) cita cidade mineira de Uberlândia como exemplo de gestão na saúde pública

Um novo modelo de gestão da saúde pública municipal. É o que propõem o vereador José Francisco Martinez (PSDB), presidente da Câmara, através de requerimento encaminhado ao prefeito municipal.

Além de citar o sucesso de Uberlândia (MG) na área, o parlamentar está solicitando a criação de uma unidade de imagem e diagnóstico municipal, com equipamentos de ressonância nuclear magnética, tomógrafo, raio X digital, ultrassom, eco-cardiograma e eletro-cardiograma. Martinez também questiona a possibilidade da prefeitura manter 75 leitos no setor de ortopedia da Santa Casa.

Novo Modelo: Com população e orçamento equivalentes à Sorocaba, a cidade de Uberlândia (MG) é citada pelo vereador como exemplo de gestão na área de saúde pública. Em 2005, o município mineiro possuía 198 estabelecimentos de saúde, sendo 64 privados e 134 públicos, entre hospitais, pronto-socorros, postos de saúde e serviços odontológicos, totalizando 944 leitos para internação em doze hospitais gerais, dois públicos e dez filantrópicos.

Martinez também destaca que Uberlândia implantou o hospital municipal com 258 leitos, podendo ser expandido para 550, em parceria com o Estado que custeou dois terços da obra orçada em R$ 45 milhões. Em equipamentos foram investidos R$ 35 milhões.

O parlamentar questiona se o Executivo tem conhecimento do modelo adotado em Uberlândia e se tem interesse de visitar o município para analisar a possibilidade de adotar algumas das experiências de sucesso aqui em Sorocaba. “O modelo de gestão é reconhecidamente eficiente, com a participação da população através de associações de bairro e da sociedade civil organizada”, justifica Martinez.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário