domingo, 10 de março de 2013

SESSÃO SOLENE: Câmara entrega Prêmio Salvadora Lopes


Na noite desta quinta-feira, 7, a Câmara Municipal da Sorocaba, promoveu,  em sessão solene convocada pelo presidente da Casa, vereador José Francisco Martinez (PSDB), a entrega do Prêmio Salvadora Lopes — destinado a agraciar mulheres que se destacaram na luta pela cidadania e na defesa dos direitos da mulher em sessão solene convocada pelo presidente da Casa, vereador José Francisco Martinez (PSDB).

A Fundec, com o Duo de Flauta e Violão, composto pelos músicos Renato Antonio e Leonardo Batista, participou da sessão solene, que também contou com a presença da Guarda de Honra da Guarda Civil Municipal. “Todas as homenageadas traduzem, cada uma a seu modo, a abnegação e a esperança que caracterizam a mulher sorocabana”, afirmou Martinez.

O prêmio foi instituído pela Resolução nº 309, de 30 de maio de 2006, em homenagem à primeira mulher a ser eleita vereadora em Sorocaba, a operária e sindicalista Salvadora Lopes, e confere, anualmente, o Diploma Mulher-Cidadã a cinco mulheres de diferentes áreas. Também serão homenageadas outras 16 mulheres que contribuíram com o desenvolvimento social do município. 

Homenageadas – Receberam o Diploma Mulher-Cidadã a primeira-dama do município Maria Inês Pannunzio; a ex-secretária de Cidadania Maria José de Almeida Lima; a titular da Secretaria Jurídica da Casa, Márcia Pegorelli Antunes; a ex-vereadora Neusa Maldonado; e a professora Odilla Crespo.

Também forão homenageadas a secretária de Educação, Dulcina Guimarães Rolim; a promotora de Justiça Helena Cecília Diniz Teixeira Callado Tonelli; a vice-diretora do Gpaci, Maria Lúcia Neiva Lima; as médicas Ana Paula Barcelos Muzeti Peres e Vilma Lúcia Carmona Gonçalves; as empresárias Maria Helena Amerise de Souza, Maria Sabina Galheira Martin, Regina Costa; as advogadas Heloísa Dini, Silvana Chinelatto e Sônia Dini; e as senhoras Olímpia Silveira.

Salvadora Lopes — Líder operária e pioneira do movimento feminista na região, Salvadora Lopes nasceu em Avaré, em 1918, numa família de espanhóis, e veio para Sorocaba com apenas dois anos de idade. Antes de completar dez anos, deixou a escola e foi trabalhar na indústria têxtil. Em 1930, com apenas 12 anos, participou de sua primeira greve e, aos 21 anos, já era uma líder operária respeitada, chegando a ser presa.

Em 1947, Salvadora Lopes foi eleita vereadora em Sorocaba, mas não tomou posse. Seu partido, o PST, foi indeferido no município pela Justiça Eleitoral e seus 14 vereadores eleitos, praticamente a metade da Câmara Municipal da época, composta de 31 membros, foram cassados. Salvadora Lopes morreu em 19 de dezembro de 2006, aos 88 anos. Sua vida está retratada no livro Salvadora!, do historiador Carlos Cavalheiro, e em um documentário em forma de depoimento produzido por Werinton Kermes e Miriam Cris Carlos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário